• Gugol

"A História do Rei de Lever" na "Companhia dos Livros"

A rubrica digital do Jornal de Notícias (ver), com apresentação de Sérgio Almeida, divulga na sua edição de hoje este novo livro de Gil Nunes.




Protagonizado por Osvaldo Patrício, um jovem negro que vive em Lever. Cresceu no seio de uma família que o adoptou não se sabendo, no entanto, quais as suas verdadeiras origens. Empreendedor, dinâmico, cedo assumiu alguma liderança no seio da comunidade. E o seu próximo passo já está definido: a abertura um restaurante turco no centro de Lever, com especialidade em kebabs. De uma forma misteriosa, Osvaldo decidiu gerir o restaurante em sociedade com Água com Piquinhos, um sinistro personagem, mal-amado, na freguesia. O restaurante tem, no entanto, um êxito tremendo, de tal forma que não faltam interessados em potenciar o negócio. Um desses interessados é o Presidente Verde 295 que, à custa de tanta procura, pretende avançar para a construção de um centro comercial de quinze andares inteiramente dedicado ao kebab e à comida turca. Até que um acidente acontece…


O Autor



Gil Moreira Nunes nasceu em Vila Nova de Gaia no dia 27 de maio de 1981, filho de uma enfermeira e de um gestor de empresas. Até aos 19 anos estudou economia área que, no entanto, nunca o fascinou. Foi aí que decidiu mudar de rumo. Começou a sua carreira de jornalista no “Comércio de Gaia”, onde ficou até aos 22 anos, altura em que se mudou para o projecto “Gaia Global”, de criação de uma cidade digital para o concelho de Vila Nova de Gaia. Aos 24 anos mudou-se para a Câmara Municipal de Gaia, local onde desempenha várias funções na área da comunicação. Em paralelo, desenvolve também a sua actividade como jornalista desportivo. Trabalhou no jornal “Academia de Talentos”, como jornalista especializado em desporto jovem. A partir de 2007 passou a ter uma coluna semanal no jornal “O Jogo”. Passou, depois, para o jornal “Notícias do Futebol”, como jornalista e analista táctico. Desde 2011 é colaborador regular da imprensa russa. As suas análises já foram publicadas em jornais como o “Izvestia”, o “Sport-Express”, a “Eurosport” e o “Championat”. Mantém em actividade um comentário desportivo semanal na Regiões TV e uma coluna nos jornais “Gaia Semanário” e “Notícias de Esposende”. Na literatura, a sua carreira começou com a publicação do conto “Revalutzia”, em 2007. Seguiram-se, também em conto, “Yawp”(2008), “Amo-te Num Saco de Cimento”(2009) e “Um Cocktail em Alcatraz”(2010) e, para teatro, “Filhas do Pecado Mórmon”(2009). Em 2011 escreveu o seu primeiro romance – “Os Pensos de Fígaro”. Seguiu-se, em 2012, “O Pai de Deus é Electricista”. Pela Seda Publicações tem editado o seu terceiro livro, “Os Ingleses Gostam de Lampreia”(2013), a edição presente de “Em Busca do Cyborg Comunista” e, em 2018, o seu mais recente romance “A História do Rei de Lever”.

19 visualizações