• Gugol

Herança

Daniel Gaspar




Obra póstuma do autor (1934-1998), organizada pelo seu filho, Francisco Oliveira.


Lançamento: 17 de outubro, hora a fixar, sábado

Centro Paroquial de S. Mamede de Infesta, Rua de Santos Dias, 89, S. Mamede de Infesta


Sobre a obra:

Obra póstuma do autor (1934-1998) organizada pelo seu filho, Francisco Oliveira.

Poeta de grande inspiração, Daniel Gaspar, Poeta Múltiplo, daí os seus cognomes e heterónimos, começou a escrever desde muito cedo e fê-lo com uma paixão sem tamanho e a sabedoria que a vida lhe ofereceu, através da inteligência e do poder de observação da Natureza, principalmente a Humana, que nunca cessou de o surpreender, admirar e muitas vezes decepcionar. (…) Daniel Gaspar foi/é um POETA com maiúsculas, a quem a vida não deu a oportunidade de mostrar o seu talento, mas que agora, com esta sua HERANÇA nos dá a possibilidade de levantarmos o véu do esquecimento que cobria a sua obra, para a podermos saborear, lentamente, como um cálice de Porto Vintage, sentados à lareira.


Do prefácio à obra, por Maria Mamede.



Sobre o autor

Daniel Gaspar Soares de Oliveira nasceu a 18 de Outubro de 1934 em S. Mamede de Infesta no lugar do Telheiro; faleceu, na mesma cidade, em 13 de Fevereiro de 1998. Fez parte do grupo de poetas que lançou as conhecidas "Noites de Poesia" do Grupo Dramático e Musical Flor de Infesta, coletividade em que participou ativamente.

Em vida publicou uma pequena parte dos seus poemas no semanário “Jornal de Matosinhos”; Já depois da sua partida a Edium editores inclui poemas seus na Coletânea de Poesia “DezSete”.

8 visualizações